sábado, 10 de julho de 2010

O Berço da Humanidade- histórico

em 1488 a Africa do Sul foi "descoberta" por Bartolomeu Dias que desembarcou em Tormentas, atualmente conhecido como Cabo da Boa Esperança.
abril/1652 - Companhia Holandesa das Índias Orientais coloniza a região e funda a Cidade do Cabo. Com a colonização holandesa surgem as primeiras guerras com nativos da região.
1795 - Ingleses ocupam a Cidade do Cabo durante a Guerra Anglo-Holandesa, que tornou-se capital da colônia britanica do Cabo.
1797 - guerra entre holandeses e britânicos.
1835 - Abolição da escravatura.
1867 - descoberta de riquezas nas terras africanas (ouro e diamantes) o que possibilita um maior crescimento populacional, mas ao mesmo tempo gera conflitos com os resistentes Bores, nativos da região.
31/05/1910 - União sul-africana é criada. O país fica dividido entre brancos e afrikanders.
1913 - "Lei da terra" - dividia a África do Sul em regiões onde só negros ou só brancos podiam ter a posse de terra. Os negros ( dois terços da população) ficaram com 7,5% das terras, enquanto os brancos (um quinto da população) ficaram com 92,5% das terras.
1917 - primeira vez que escuta-se a palavra Apartheid, dito por Jan Smuts
1926 - afrikaans é reconhecido como lingua oficial da Africa do Sul.
1948 - Partido Nacional chega ao poder, onde a minoria branca assume o controle.
1991 - "lei da proibição dos casamentos mistos".
após tudo isso o Apartheid fez-se mais cruel, negros só podiam viver nas cidades como empregados, tinham de mostrar um "passe" sob risco de serem presos, só podiam entrar em determinadas lojas e as próprias casas-de-banho público eram para raças separadas.

Nenhum comentário: