sábado, 10 de julho de 2010

eu faço esporte ou sou usado por ele?

Estamos no século vinte e um. A evolução dos meios de comunicação é surpreendente pelo pouco espaço de tempo. Hoje uma notícia pode circular o mundo inteiro em menos de 1 minuto. Com isso, surge a globalização, que em teoria engloba todo o planeta. As industrias em geral veem bons frutos nisso, pois seus produtos podem chegar até onde nem imaginam. A industria esportiva também. Nós, brasileiros somos fortemente influenciados pelos Estados Unidos, o que transforma marcas de nacionalidade norte-americana febre e desejo de consumo aqui. É comum o espelho que se faz aos americanos, e nessa história entram as academias. É nos Estados Unidos que estão concentradas a maior parte de academias do mundo, sendo o Brasil o segundo maior.
Praticar exercícios é sempre saudável, mas será mesmo que praticamos apenas por conta do bem-estar físico e não por influências externas? São milhares e milhares de academias, são milhões de dólares gastos com produtos de marca como Nike, Adidas.. mas, isso é inevitável.
Agora, quem nunca em um momento de pura distração, sem ter o que fazer passou por um canal onde tinha propagandas da polishop, ou coisa parecida?
Médicos, personal treinners, nutricionistas entre outros fazem promessas em relação à beleza física dos telespectadores. O maior sucesso desses produtos talvez seja o total shape, onde é colocado na cintura da pessoa um aparelho que vibra para queimar a gordurinha localizada enquanto ela assiste tv, ou faz qualquer tipo de exercício, até mesmo assistir o canal para comprar outros produtos.
Existem outros aparelhos onde aquele que deveria estar praticando o exercicio esta sendo usado pelo exercicio. ótimo, perdemos gordurinhas, mas ainda estamos sentados à frente da televisão/ computador e absorvendo todo o tipo de informação inútil e desnecessária.

Nenhum comentário: