Há um século atrás, a 24 de Dezembro de 1906, o canadiano Reginald Aubrey Fessenden fez aquele que é considerado o primeiro programa de rádio na História. Fessenden surpreendeu os marinheiros que se encontravam no mar ao ler textos da Bíblia e ao desejar um feliz Natal a todos. A evolução da rádio encontra-se marcada por avanços tecnológicos e por descobertas na área da Ciência mas também pelo uso militar.
Nos anos 20, a Rádio é um produto para elites; nos anos 30 massifica-se e começa a funcionar como uma empresa (começa a ser financiada pela publicidade, transmite palavra e música, tem um cariz mais popular). Nos anos 40, tem um grande desenvolvimento e é utilizada como um meio de propaganda nacionalista e também como meio de comunicação entre os Aliados; nos anos 50 surge a televisão, o seu principal concorrente, mas a rádio encontra um grande “aliado”: o transístor; nos anos 60 reflecte a turbulência social, a inquietude e o espírito de revolta (Guerra do Vietname, movimento hippie, novos valores sociais), nos anos 70, em Portugal, a rádio é o meio escolhido para anunciar a mudança do regime. Nos anos 90 a rádio começa a transmitir na Internet.
As primeiras experiências com a rádio na Internet realizaram-se nos anos 90. Em 1995 apareceu o programa Real Áudio Player que permite sintonizar sinais sonoros em tempo real via Internet. A primeira emissora comercial a transmitir via Internet foi a KLIF, uma rádio do Texas. Em 2000 havia 3mil e 763 emissoras a transmitir na Internet. Em Portugal, a Rádio Comercial foi a primeira a transmitir via online, em 1995 e em 1998 a RDP transmite em DAB, numa emissão especial de abertura da Expo 98.
A nova Rádio deixa de ter apenas ouvintes e, através das multi-plataformas de transmissão de conteúdos, passa a ter também leitores e visualizadores, permitindo, ainda, a liberdade para a gestão do melhor momento de acesso aos mesmos.
fonte:http://ciberjornalismo-cmonteiro.blogspot.com/2008/03evoluo-da-rdio.html
Nos anos 20, a Rádio é um produto para elites; nos anos 30 massifica-se e começa a funcionar como uma empresa (começa a ser financiada pela publicidade, transmite palavra e música, tem um cariz mais popular). Nos anos 40, tem um grande desenvolvimento e é utilizada como um meio de propaganda nacionalista e também como meio de comunicação entre os Aliados; nos anos 50 surge a televisão, o seu principal concorrente, mas a rádio encontra um grande “aliado”: o transístor; nos anos 60 reflecte a turbulência social, a inquietude e o espírito de revolta (Guerra do Vietname, movimento hippie, novos valores sociais), nos anos 70, em Portugal, a rádio é o meio escolhido para anunciar a mudança do regime. Nos anos 90 a rádio começa a transmitir na Internet.
As primeiras experiências com a rádio na Internet realizaram-se nos anos 90. Em 1995 apareceu o programa Real Áudio Player que permite sintonizar sinais sonoros em tempo real via Internet. A primeira emissora comercial a transmitir via Internet foi a KLIF, uma rádio do Texas. Em 2000 havia 3mil e 763 emissoras a transmitir na Internet. Em Portugal, a Rádio Comercial foi a primeira a transmitir via online, em 1995 e em 1998 a RDP transmite em DAB, numa emissão especial de abertura da Expo 98.
A nova Rádio deixa de ter apenas ouvintes e, através das multi-plataformas de transmissão de conteúdos, passa a ter também leitores e visualizadores, permitindo, ainda, a liberdade para a gestão do melhor momento de acesso aos mesmos.
fonte:http://ciberjornalismo-cmonteiro.blogspot.com/2008/03evoluo-da-rdio.html
Um comentário:
gostei du assunto,, vai me ajudar na minha apresentação de "SOCIOLOGIA" amanhã...
bigada,,
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